ROD BR 381,S/N | RAVENA | SABARÁ |  MG 

Whatsapp: (31) 99973-3937

e-mail: cerbambu@gmail.com

O CERBAMBU RAVENA – Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais é um espaço voltado para pesquisa e desenvolvimento de metodologias para a popularização do bambu no Brasil.

 

Funciona como uma construtora: elabora e executa projetos arquitetônicos em bambu. Presta serviços, comercializa produtos, ministra cursos técnicos, realiza consultorias e desenvolve projetos sociais.

 

O CERBAMBU está a 11 (onze) anos implantado no distrito de Ravena – município de Sabará – Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi concebido e ativado pelo Mestre Bambuzeiro Lucio ventania, diretor da BAMCRUS – Bambuzeria Cruzeiro do Sul, uma organização não governamental que desde 1999 dedica-se a ativação de processos de desenvolvimento sustentável, com bambu, em mais de 50 comunidades com índices de vulnerabilidade social, nas cinco regiões do país

NOSSA EQUIPE

Lúcio Ventania
Fundador / Diretor 

Lúcio iniciou na arte da bambuzeria em 1975. De 1986 a 2008 dirigiu o programa "Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil”. Em 1999 fundou a OSCIP – Bambuzeria Cruzeiro do Sul. A partir de pesquisas e criação de metodologias voltadas ao artesanato, construção civil, agricultura e movelaria em bambu, ministrou cursos e coordenou a implantação de mais de 50 unidades produtivas em comunidades de risco social, nas cinco regiões do país. Atualmente dirige o CERBAMBU RAVENA. É reconhecido mundialmente pelo seu trabalho como Mestre bambuzeiro e Educador.

MARIA CECÍLIA ALVES
Diretora Executiva

Maria Cecília Alves é Arquiteta e urbanista formada pela UFMG. Desenvolve pesquisas sobre a utilização do bambu em edificações desde 2006 pela Bambuzeria Cruzeiro do Sul. Participou da elaboração do projeto arquitetônico do Centro de Referencia do Bambu e especializou-se na construção de geodésicas. Atualmente é Diretora Executiva e arquiteta chefa do CERBAMBU RAVENA

IBERÊ SANSARA
Chefe da Oficina

O Mestre Bambuzeiro Iberê Sansara teve sua iniciação profissional aos 10 anos de idade, por meio da participação no Curso Civilização do Bambu - edição realizada em 1996. Em sua trajetória, conciliou os estudos com trabalhos em bambuzeria e formou-se em musica pela UFOP em 2009. Desde 2010 é chefe de oficina e coordenador técnico do CERBAMBU.

ISABEL FELICORI
Articuladora Social

Isabel Menezes é psicóloga. Integra a equipe do CERBAMBU desde 2001. Articula e coordena os programas de integração educacional, cultural e social do CERBAMBU junto às comunidades e órgãos públicos. Atua também como chefe na cozinha da Cantina Casa de Oxumaré – CERBAMBU RAVENA.

WALMIR MATIAS
Bambuzeiro

Em 2011 Walmir Matias passou a integrar a equipe de artesãos do CERBAMBU. Especializou-se em artesanato, movelaria, construção civil e produção de mudas. Participou da edificação de grandes obras com bambu em Minas, Bahia, DF e Paraná. Atua também como instrutor no Curso Civilização do Bambu.

FLÁVIO DUARTE
Bambuzeiro

Flávio iniciou em bambuzeria em 2012. Atua como instrutor no Curso Civilização do Bambu, artesão na produção de móveis, construtor em edificações e coordena o setor de transportes do CERBAMBU RAVENA.

ROGÉRIO GERÔNIMO
Bambuzeiro

Rogério Gerônimo é artesão bambuzeiro. Atua no CERBAMBU na produção de moveis, edificações, colheitas, cultivo, manejo de bambuzais e também como monitor no Curso Civilização do Bambu

CÂNDIDO KAMAYURÁ
Bambuzeiro

Candido Kamayurá é artesão bambuzeiro. Integra a equipe desde 2008. Participou de grandes obras como a escola de culinária da Nestlé no Mercado Central de Belo Horizonte. Atualmente desenvolve pesquisa sobre metodologias para o ensino técnico do bambu em comunidades de baixa renda

COLABORADORES E PARCEIROS

Além da equipe nuclear o CERBAMBU conta com parcerias, colaboradores e profissionais altamente qualificados, nas áreas de administração, economia, engenharia, educação, cultura, ciência e tecnologia.