ROD BR 381,S/N | RAVENA | SABARÁ |  MG 

Whatsapp: (31) 99973-3937

e-mail: cerbambu@gmail.com

O bambu

O bambu, considerado planta sagrada na china antiga, é apontado como matéria-prima ideal para os dias atuais. Um material versátil tanto para construção civil quanto para o design de produtos. Apresenta, uma série de vantagens em relação aos outros materiais. Podemos destacar entre seus diversos benefícios o baixo custo, leveza, possibilidade de curvatura, superfície lisa, coloração atrativa, resistência à tração comparável a do aço e resistência à compressão superior a do concreto. Possui excelente rigor estético e eficientes resultados na fabricação de móveis, estruturas, tubulações, drenos e habitações.

As técnicas para confecção de produtos em bambu não emitem poluentes. A produção de móveis, por exemplo, não utiliza produtos complementares como pregos, parafusos, colas e vernizes. 

O bambu, por suas características reprodutivas e hábitos de crescimento, com manejo adequado, pode ser largamente cultivado sem causar impactos ambientais. É eficiente na recuperação de áreas erodidas ou sujeitas à erosão, bem como para a contenção de encostas e recomposição de matas ciliares. Sua reprodução é assexuada, ou seja, não é necessário o procedimento de replantio. Não é exigente em relação ao solo e ao clima, pode ser cultivado em altitudes de até 1300m. Entre os vegetais de porte arbóreo é o que apresenta as maiores taxas de crescimento, isso faz com que a planta seja vista como a melhor espécie do planeta para atuar na recuperação ambiental, sempre que consorciada com outras espécies nativas.

Vocês sabia? Uma touceira de bambu da espécie Dendrocalamus Giganteus desenvolve-se em um espaço de 10x10 metros, e pode gerar até seiscentas varas de 30m de altura (portanto 18.000m de bambu), renovando-se ano a ano, por um ciclo vegetativo de aproximadamente 100 anos.

Saiba mais sobre o bambu: como reconhecer espécies, realizar o manejo, os tratamentos adequados, encaixes e muito mais...