top of page

Palestra Civilização do Bambu

A PALESTRA: Civilização do Bambu – Design e Sustentabilidade

 

Na palestra, o Mestre Bambuzeiro Lúcio Ventania apresenta a trajetória do bambu, de planta sagrada à protagonista social, desde o século XVII a.C. na China. Demonstra o surgimento e a evolução das principais técnicas de cultivo, manejo de bambuzais, tratamentos, processos construtivos e aponta os caminhos para o estabelecimento da cultura do bambu no Brasil. Com base na experiência de 40 anos de trabalho com a planta, traça um parâmetro entre o papel do artesão na sociedade contemporânea e os conceitos atuais de qualidade de vida e produtividade. Aborda a criatividade como plataforma para a sustentabilidade ambiental, demonstrando metodologias para a viabilidade de novos produtos e empreendimentos com o bambu.

 

O PALESTRANTE

 

Lúcio Ventania é o típico inovador brasileiro que integra tecnologia, design e sociedade, com seu talento de perceber espaços e recriá-los como oportunidades sustentáveis. Consolidou-se como um dos principais representantes do movimento de popularização do uso do bambu no Brasil, após uma longa trajetória de dedicação ao desenvolvimento de pesquisas e criação de metodologias voltadas ao artesanato, construção civil, agricultura e movelaria em bambu. Ativou processos de desenvolvimento sustentável em mais de 50 comunidades de risco social nas cinco regiões do país.

 

Desde 1986 coordena o programa "Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil".  Em 1999 criou a OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –Bambuzeria Cruzeiro do Sul. Atualmente dirige o CERBAMBU RAVENA – Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais e o PROJETO RAVENA 30 que mantem um movimento de mobilização e constante articulação social para, durante um período de 30 anos, criar condições, alimentar e consolidar uma cadeia produtiva, a partir do bambu, na região de Ravena – Minas Gerais.

Duração da palestra: 2 horas

Valor: R$2.000,00 + Deslocamento

bottom of page